Pular para o conteúdo principal

COMEMORAÇÃO DOS 100 ANOS DA FAMÍLIA GUIMARÃES NO POUSO ALTO - MS

 


No dia 14 de Janeiro de 1925, o pecuarista Juscelino Ferreira Guimarães adquire dos seguintes: Antônio Corrêa de Oliveira, que outrora assinava Antônio Corrêa Bueno, viúvo; Salustiano Dias Corrêa e sua mulher Jovelina Francisca de Paula; Domenciano Antônio Corrêa e sua mulher Sebastiana Maria Corrêa, os direitos de posse "Pouso Alto", localizado na fazenda de mesmo nome, pelo valor de Rs 2:000$000 pagos em moeda corrente no ato da compra. Tal aconteceu na cidade de Três Lagoas, na presença do tabelião Felippe Nery Monteiro, onde constam a descrição dos vizinhos da propriedade: sendo por baixo com Joaquim Duarte e de outros lados com José Pereira e Manoel Duarte.

No mesmo dia, contratou-se o advogado Dr. Generoso Alves de Siqueira, e o agrimensor João Augusto Cândido Waack, para medição da dita propriedade. Ao todo, como já dito nesse blog, somou-se uma área de 27.663 hectares, pagando-se o valor de Rs 27:397$680 pelo requerimento ao Estado. Nesse período, Juscelino e sua esposa Antônia Ferreira de Mello, mudaram-se para a fazenda Pouso Alto, na antiga casa-sede construída em 1856 de pau-a-pique. 

É no ambiente simples do campo que criaram os seus dez filhos, ergueram uma escola de sapê para estudar as crianças da região, transformando-se em embrião da actual escola municipal do Pouso Alto. Em 1936 doou-se uma área de 3.600 hectares para constituir-se um povoado, sendo os restantes 12.063 hectares para criação de gado, divididas em área de cultivo agrícola e criação de bovinos. Por ali, a maioria dos filhos de Juscelino e Antônia estabeler-se-iam, formando famílias e gerando outra geração dos Guimarães, quase todos nascidos no Pouso Alto.

Hoje em dia, a maior parte da família mudou-se para outras cidades, com destaques para Três Lagoas e Campo Grande. No entanto, alguns ainda permanecem no Pouso Alto, distrito fundado pelo venerável patriarca. É nesse clima de orgulho que muitos comemoram o feito da compra da propriedade, que deu nome ao povoado, maior realização do escrivão Juscelino Guimarães e de sua esposa Antônia de Mello. Aliás, isso também deve ser motivo de regozijo para os pouso-altenses, que devem ao astuto desbravador e criador de gado a vila onde moram.

Que a memória dos pioneiros e desbravadores do Pouso Alto e da região do Alto Sucuriú, não seja esquecida pelas gerações mais novas. A história é um património imaterial que deve ser preservado pela sociedade civil, indo muito além de um orgulho dos descendentes das famílias mais elevadas da região.

*Texto escrito por Rudi Guimarães, bisneto do casal fundador do Pouso Alto, historiador pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, residindo atualmente em Matosinhos, Portugal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE ACONTECEU COM OS FILHOS DO FUNDADOR DO POUSO ALTO?

  O célebre fundador do Pouso Alto, o tabelião Juscelino Ferreira Guimarães casou-se duas vezes, primeiro com Elvina Ferreira Ottoni e em segundas núpcias, com a abastada herdeira Antônia Ferreira de Mello . Ao todo, teve onze filhos que chegaram  a idade adulta, um do primeiro casamento e dez do segundo. Vamos falar um pouco sobre a vida de cada um dos filhos. 1.  Elvina Ferreira Ottoni: 1.1 Alberto Ottoni Guimarães .  2.  Antônia Ferreira de Mello:  2.1  João Ferreira Guimarães . 2.2 Oswaldo Ferreira Guimarães . 2.3 Juscelino Ferreira Guimarães Júnior . 2.4 Pedro Aparecido Ferreira Guimarães . 2.5 Urbano Ferreira Guimarães .  2.6 Oriolando Ferreira Guimarães .  2.7 Ordalino Ferreira Guimarães . 2.8 Odete Ferreira Guimarães . 2.9 Ivonilde Ferreira Guimarães . 2.10 Gilson Ferreira Guimarães . O primeiro casamento foi com Elvina Ferreira Ottoni , filha de Pedro Benedicto Ottoni e Benvinda Ferreira de Mello , ambos de importantes famílias do...

Fazenda Pouso Alto - a história de uma propriedade pioneira

Sede onde viveram os fundadores do Pouso Alto. Reprodução: Marcos Roberto Guimarães Silva No Alto Sucuriú, um nome se destaca entre os nomes das Fazendas na região, é o nome Pouso Alto, nome de um distrito com mais de 500 habitantes, mas também de uma Fazenda que marcou a história da região, ali se tinha um cartório de registros civis, mas também uma vasta propriedade rural onde se criava gado e se plantava arroz, lar de uma família com suas raízes nas mais tradicionais famílias da região. Até 1925 a região conhecida como Pouso Alto era uma posse registrada em 1856 por Francisco de Paula e Oliveira , que deixou aos filhos, que por sua vez a venderam em 14 de janeiro de 1925, ao goiano Juscelino Ferreira Guimarães por Rs 2:000$000 (dois contos de réis), que prosseguiu com o requerimento definitivo da propriedade seu excesso de área. Tal processo terminou em 1927, no decorrer o processo custou-lhe um valor considerável fez arrastar boa parte da herança em reses que su...

Juscelino Ferreira Guimarães

Juscelino Ferreira Guimarães, fundador de Pouso Alto, Mato Grosso do Sul. Juscelino Ferreira Guimarães (01 de Maio de 1882 - 16 de Abril de 1981) - Natural de Pouso Alto, Goiás , atual cidade de Piracanjuba, era filho de Lino Ferreira Guimarães e Antônia Soares da Silva , importantes fazendeiros daquela região, somava ainda a figura de seu pai ser uma grande liderança política e proeminente naquela cidade. Era filho único e, por promessa, acabou sendo levado para um Seminário em Uberaba, para servir a Igreja. A idéia de sua família não o agradou muito, e não se vendo apto a servir como Sacerdote Cristão, tomou uma atitude muito rápida em relação a isso, principalmente devido ao próprio Seminário estar prestes a fechar e enviar todos os seus alunos para terminarem seus estudos em Roma. Junto ao seus dois melhores amigos, fugiu do Seminário, em 1898 , ficando sem recursos e ao relento, a prosseguir adiante sem saber o que lhe esperava. Seu mais próximo amigo, decidiu fi...